Por inúmeras vezes as pessoas têm me perguntado se vale a pena investir em um novo negócio, se é viável a abertura de uma nova empresa, seja em um negócio revolucionário na área de tecnologia ou em um setor já explorado em nosso mercado. Resumindo, vale a pena ser um empreendedor no Brasil nos dias de hoje?
Prezados leitores, tenho acompanhado algumas pesquisas e estatísticas sobre as tendências de mercado, e, posso dizer que todas apontam o Brasil como berço do empreendedorismo, ficando em terceiro lugar no mundo entre os países que mais empreendem, sem contar a China, dado suas peculiaridades. No entanto, também podemos citar a alta mortalidade das pequenas e médias empresas que aparecem no mercado, e, em pouquíssimo tempo fecham suas portas. O prazo médio que essas empresas encerram suas atividade é de até 2 anos.
Dentro dessas condições tão ambíguas é possível arriscar uma carreira sólida em uma empresa para iniciar o próprio negócio? É seguro investir minhas economias em um novo empreendimento?
Tenho certeza que a resposta mais correta é sim! Podemos nos dedicar ao sonho de sermos nosso próprio patrão! Desde que, saibamos de antemão todo o risco atinente ao negócio.
Contudo, ressalto que inúmeros são os estudos necessários para que este novo empreendimento tenha sucesso e não seja apenas a causa de uma enorme catástrofe moral e financeira. Não devemos nos envolver apenas emocionalmente, o que ocorre na maioria das vezes, mas sim, buscar de forma profissional os meios corretos para empreender e desenvolver um novo negócio. “Empreender não é se aventurar!”
Por derradeiro, abrir uma empresa no Brasil é de extrema facilidade, mas mantê-la em condição financeira saudável, cumprindo metas de crescimento sustentável é o quesito mais preocupante. O empreendedor sem planejamento, dificilmente fará o seu negócio prosperar e não estará preparado para compreender a extensa lista tributária, fiscal, tarifas, juros, etc.
Portanto, ficam aqui algumas perguntas iniciais para aqueles leitores que desejam ser proprietários de uma nova empresa:
– Você está preparado para gerenciar um novo negócio?
– Você está preparado tecnicamente para entender seu novo negócio?
– O Mercado irá acolher seu produto ou serviço?
– Existe mão de obra capacitada para auxilia-lo na empresa?
– É possível a capacitação para esse empreendimento?
– O empreendimento irá comprometer todas suas reservas financeiras?
– Qual o payback para o investimento inicial?
– A margem de lucro é viável para a manutenção do negócio?
Essas são apenas algumas perguntas ilustrativas que devemos nos fazer para poder iniciar um novo negócio.
Nessa coluna, estarei à disposição dos leitores para tirar as mais diversas dúvidas sobre empreendimento, gestão e áreas correlatas de nossas empresas, tais como:
“Como manter um funcionário que está com baixo desempenho, mas tem uma ótima índole?”
“Como melhorar meu fluxo de caixa?”
“Como modernizar minha empresa familiar sem perder sua cultura e tradição de 30 anos?”
Até a próxima edição!
Fábio Luis Borri